Gestão de Remuneração

 
A gestão da Remuneração é uma ferramenta estratégica fundamental, que possibilita equilibrar os resultados alcançados pela organização, com o reconhecimento financeiro da participação dos colaboradores para o alcance destes resultados, através de instrumentos e políticas que sinalizem e incentivem os colaboradores em busca daquilo que a empresa espera deles.
A PICH CONSULTORIA desenvolve os seguintes projetos de gestão de remuneração, considerando efetivamente as peculiaridades e necessidades da empresa cliente.

Programa de cargos e salários


  • Descrição de cargos e respectivos perfis através de entrevistas presenciais com  ocupantes do cargo ou gestores, conforme interesse da empresa.
  • Revisão de descrições e perfis de cargos existentes atualizando escopo, responsabilidades, qualificações, conhecimentos, competências esperadas e demais atributos para o desempenho da função.
  • Uniformização das nomenclaturas de acordo com as práticas de mercado.
  • Avaliação, classificação e hierarquização dos cargos através da metodologia mais indicada para sua empresa
  • Pesquisa de remuneração fixa, variável e benefícios


  • Desenho da estrutura salarial interna através da correlação entre o valor, expresso em pontos de cada cargo descrito e a remuneração praticada pela empresa cliente.
  • Comparação da estrutura salarial interna com a de mercado, de acordo com o valor da remuneração praticada para os cargos pares identificados no mercado.
  • Desenho da estrutura salarial e de carreira para os cargos e grupos salariais estabelecidos.
  • Estudos para enquadramento salarial nas faixas e grupos estabelecidos, e seus respectivos impactos nos custos financeiros envolvidos (folha de pagamento).
  • Implantação, Consultoria, Manutenção e Gestão do projeto



Programa de participação nos lucros ou resultados


  • Diagnóstico e entendimento dos objetivos e estratégias da empresa
  • Definição do Projeto Conceitual;
  • Identificação dos Indicadores de Resultados e métricas a serem utilizadas para mensuração.


  • Definição das Formas de Premiação e simulações para análise de viabilidade do modelo
  • Implantação, Consultoria, Manutenção e acompanhamento do projeto



Programa de remuneração variável estratégica


  • Entendimento/definição dos objetivos e filosofia do programa
  • Definição do público-alvo e das metas e objetivos estratégicos da empresa ;
  • Identificação dos Indicadores e métricas a serem utilizadas para mensuração dos resultados


  • Definição dos critérios de cálculo e simulações para análise de viabilidade do modelo
  • Implantação, Consultoria, Manutenção e acompanhamento do projeto



Pesquisas


  • Pesquisas de salário base, remuneração variável e benefícios, para os mais diversos segmentos empresariais, apurando o nível de competitividade e posicionamento dos cargos da empresa cliente junto ao mercado de balizamento
  • Painel de empresas participantes definido pelo cliente de acordo com seu segmento de atividade, localização geográfica, estratégia competitiva, porte, faturamento, etc.
  • Coleta de dados via e-mail ou mediante visitas “in loco”, efetuadas por nossa equipe de Consultores
  • Equivalência hierárquica via Job Matching (comparação das atividades, responsabilidades, experiência exigida e nível hierárquico dos cargos pesquisados).
  • Tabulação dos dados de acordo com os critérios e medidas estatísticas de mercado ou demandadas pelo cliente.


  • Relatório final segmentado por salário Base, salário variável e total da remuneração praticados no mercado, em base mensal e ajustados de forma a equalizar diferenças de jornadas e reajustes salariais por dissídios.
  • Estudos e comparativos das práticas da empresa versus mercado, cargo a cargo e por grupo hierárquico para melhor análise da competitividade.
  • Benefícios tabulados por nível hierárquico e por tipo de benefícios acompanhado de gráficos demonstrativos.
  • Relatórios com informações gerenciais, quantitativas e qualitativas sobre as práticas de salários, bônus, gratificações e benefícios do mercado abrangido.
  • Relatórios personalizados para a empresa cliente e para as empresas participantes.


Voltar